Tecendo Mais que "SONHOS"...
Inicialmente, sabe-se que esta Medicina foi GESTADA desde as Nações Originárias Indigenas, tanto na América do Norte como América do SUL.
Há diversas formas de se compor e RE-LER, este circulo Sagrado bem como a forma com que Tecemos, com que objetivos, para que e para quem.
Dentro de nossa singela leitura e forma de Trilhar, sem jamais esquecer do ANTES que nos gerou,bem como dos ensinamentos recebidos constantemente,nos cumpre aqui reforçar propósitos bem definidos .
Não "possuímos" este saber, apenas compartilhamos dentro desta Trilha sem fim, um pouco do que a nós foi e é colocado, para gerar benefícios e valorizar com devido RESPEITO a Cultura e Tradição com esta visão MULTIÉTNICA,Multicultural.
Quando tecemos (confeccionamos um Filtro para alguém ou em grupo), buscamos justamente isto: COMPARTILHAR desta Medicina.
Abaixo colocamos "alguns sites onde cada um (a) poderá LER, buscar e acrescentar ao seu modo de caminhar.
Añuã
Abs
Bons Sonhos, Boa TRILHA!
Esse círculo é conhecido como "dreamcatcher" (apanhador de sonhos). Aqui no Brasil é chamado de Filtro dos Sonhos ou Coletor de Sonhos.
Trata-se de um instrumento de poder para assegurar bons sonhos para aqueles que dormem debaixo dele, e também para trazer visões.
Geralmente são colocados onde a luz bate pela manhã, em frente a janela. Os nativos nos ensinam que os sonhos passam pelo furo no centro e os maus sonhos ficam presos na teia e se dissipam à luz do amanhecer.
Você poderá colocá-lo no seu quarto, escritório, ou até no berço ou carrinho do bebê. Os nativos ensinam que os bebês ao verem a pena balançar com o vento, se entretêm e aprendem a importância do ar. Ele é feito na forma de um círculo, tradicionalmente com galhos de Salgueiro. É feita uma rede na forma de uma teia de aranha com uma abertura ao centro. Tem muitas lendas de origem, de acordo com cada tribo e também diferentes formas de tecer.
É uma mandala. Segundo Jung, a mandala se encontra na própria alma humana, aparecendo nos sonhos e em diversas imagens criadas pelo nosso inconsciente. O Circulo
Representa, o Círculo da Vida. As rodas, ou círculos, representam a totalidade. O círculo é o símbolo do Sol, do Céu e da Eternidade. No simbolismo ancestral o círculo é o símbolo do espaço infinito, sem começo e sem fim.Qualquer que seja a representação simbólica em qualquer era e em qualquer cultura, um Círculo de Poder, serve como um espelho, onde podemos ver o reflexo do Universo e o Grande Tudo, que contém a totalidade, trabalhando para o entendimento dos mistérios da vida, do cosmos, e das leis naturais. A Teia e a Pena
Os fios da teia, que são ligados ao círculo, podem ser tecidos em 7 pontos (7 profecias) 8 pontos (8 pernas da aranha = oito direções sagradas ), 13 pontos (13 Luas), variando de acordo com cada tradição e intenção.
Pode ser colocada uma pena no centro, simbolizando a respiração, o elemento ar, e em alguns são colocados uma pedra/cristal. Tudo o que é colocado possui um significado.O Centro da Teia
Corresponde ao Grande Mistério, o Criador, a Força que abrange o Universo inteiro.
Coloque seu filtro de forma ritualística. Isso é o que diferencia um adorno de um instrumento de poder. Purifique antes o ambiente, o próprio filtro, e coloque sua intenção. Faça sua própria cerimônia. Peça proteção para o lar, família, pensamentos.
Atualmente muitas lojas vendem filtro dos sonhos, alguns industrializados com penas coloridas, espelhinhos. Particularmente, prefiro algo mais tradicional, mais rústico, feito artesanalmente com cipós colhidos, com preces e orações. Você poderá comprar em lojas ou aprender a fazer numa oficina de confecção (acho mais interessante !)
No xamanismo evoca-se a essência espiritual da aranha para compreender melhor a "teia da vida", para evocar a criatividade e a imaginação. Inspira a visão e o poder para trazer nossos sonhos até a realidade. Para se obter independência e coragem, para rompermos com armadilhas que criamos, sejam emocionais ou espirituais. Para rompermos a teia da ilusão, construirmos novos sonhos, para sonharmos mais, para tecermos nossa própria vida.
Fonte destas informações:http://www.xamanismo.com.br/Poder/SubPoder1191052936It009
Conhecidos também como purificadores, esses talismãs criados pelos índios norte americanos, eram colocados na entrada da tenda e onde dormiam as crianças. Quem os possuía era abençoado com sonhos agradáveis, boa sorte e recebia mensagem dos espíritos sagrados que encorajavam a trazer a sabedoria dos sonhos para a vida desperta. Essa cultura atravessou fronteiras e hoje são usados nas cabeceiras das camas de crianças e adultos. A teia suspensa se move livre e pega os sonhos que estão no ar; os bons deslizam suavemente pelas penas até alcançar quem está dormindo.
Já os ruins ficam presos no círculo central até o nascer do sol, quando morrem com a luz do dia. O Filtro dos Sonhos, também conhecido como Dreamcatcher, é uma Mandala de cura. Ele surgiu a muito tempo com a função de levar harmonia aos ares dos Nativos Americanos.
O aro do filtro simboliza os ciclos da Natureza, ciclos da vida. A Teia simboliza a interligação de todos os seres, sejam eles animais, vegetais, minerais ou elementais. O centro da teia, é o vazio, o Espírito Criador, o Grande Mistério. Quando feito com uma intenção clara, o Filtro dos Sonhos tem poder de afastar as energias intrusas e deixar livre as energias puras para beneficiar aqueles que estão por perto, proporcionando Sonhos mais claros. Quando tecemos o Filtro dos Sonhos, temos tempo para refletir sobre a Vida, para aprender a observar, ouvir, sentir e sermos parte do Natural. Tecer o Filtro é uma ótima terapia e uma grande vivência!
http://www.oarquivo.com.br/index.php/simbolos-e-objetos/1329-filtro-dos-sonhos
Nenhum comentário:
Postar um comentário